29/03/2014

Biologia - Determinação do Sexo e Herança Relacionada ao Sexo

Questões:

01. Na espécie humana o sexo masculino é denominado heterogamético. Por quê?

                              
02. A análise do cariótipo de certa espécie animal revelou a existência de 24 cromossomos nas células somáticas da fêmea, enquanto o macho apresentava sempre 23.

a) Que tipo de determinação do sexo ocorre  em tal espécie?
b) Quais as fórmulas cromossômicas?


03. (FUND. CARLOS CHAGAS) Qual o número de autossomos existentes em um óvulo de um animal que tem 14 pares de cromossomos?
                            
a) 28
b) 26
c) 14
d) 13
e) 1


04. (PUC) O sexo feminino, quanto aos cromossomos sexuais, é chamado:

a) homogamético
b) heterogamético
c) diplóide
d) haplóide
e) genoma


05. O corpúsculo de Barr, também chamado de cromatina sexual, é encontrado:

a) nas células sexuais do homem;
b) nas células sexuais da mulher;
c) ligado ao nucléolo nas células somáticas da mulher;
d) junto à membrana nuclear nas células somáticas da mulher.
e) junto à membrana plasmática nas células somáticas da mulher.


06. (FUVEST) Em uma certa espécie de abelha, as células somáticas das fêmeas apresentam 32 cromossomos, enquanto as dos machos apresentam 16 cromossomos. Explique a origem das fêmeas e dos machos com esse número de cromossomos.

     
07. Em drosófila, segundo a teoria do "balanço gênico", qual é o sexo esperado de cada uma das seguintes combinações de autossomos (A) e de heterocrossomossomos?

a) 3A, 2X
b) 3A, XY
c) 2A, 3X
d) 2A, 2XY
e) 2A, XY
f) 2A, 2X


08. 
As abelhas constituem exemplo de himenópteros sociais, cujas fêmeas monogaméticas põem, em "células" distintas dos favos, ovos não-fecundados (óvulos). Estes últimos:

a) são estéreis, não se desenvolvendo;
b) desenvolvem-se em larvas estéreis, origem das operárias;
c) possuem o cromossomo sexual;
d) desenvolvem-se, por partenogênese, nos machos (zangões);
e) dão origem às rainhas haplóides, novamente monogaméticas.


09. Indivíduos que formam um mosaico de caracteres sexuais masculinos e femininos, com equipamento cromossômico de ambos os sexos em áreas distintas do corpo, são:

a) pseudo-hermafroditas
b) ginandromorfos
c) assexuados
d) hermafroditas
e) partenogenéticos


10. Em drosófila, a relação entre o número de cromossomos X e o número de lotes de autossomos (A) é denominada "índice sexual" e determina o fenótipo sexual. Calcule o fenômeno sexual dos seguintes indivíduos:

I.   AAXY
II.  AAAXX
III. AAXXX
IV. AAAXY
V.  AAAXXX

 Assinale a alternativa correta:

Superfêmea   Intersexo   Macho   Supermacho   Fêmea Triplóide

a)  I                 III                II                 V                       IV
b)  I                 II                II                 IV                       V
c)  III               II                 I                 IV                       V
d)  V               II                III                I                         IV
e)  V               II                 I                 IV                       III


Resolução:

01. Porque produz dois tipos de espermatozóides: X e Y.
02. a) Tipo XO.
       b) Macho = 23, X; fêmea = 24, XX.
03. D
04. A
05. D
06. As fêmeas (2n = 32) originam-se de ovos; já os machos (n = 16) evoluem a partir de óvulos.
07. a) Intersexuado           b) Supermacho
       c) Superfêmea            d) Fêmea excepcional
       e) Macho normal         f) Fêmea normal
08. D09. B10. D

Biologia - Viroses e Bacterioses

Questões:

01. (UNESP) Considerando-se as doenças: gripe, paralisia infantil, gonorréia, doença de Chagas, amarelão, cólera, tuberculose e febre amarela, pergunta-se:

a) Quais delas são passíveis de tratamento com antibióticos? Por quê?
b) Quais delas teriam sua incidência diminuída pela dedetização?


02. (FUVEST) Um estudante escreveu o seguinte em uma prova: “As bactérias não têm núcleo nem DNA”. Você concorda com o estudante? Justifique.


03. O herpes é uma doença, de origem viral, que se caracteriza por pequenas vesículas formadas nas mucosas ou na pele. Tais vesículas ocorrem com freqüência nos lábios (herpes simples) e também nos órgãos genitais (herpes genital). No entanto, a moléstia pode manifestar-se em qualquer região do corpo. Em relação a essa doença, assinale a(s) proposição(ões) verdadeira(s):

(01) As lesões produzidas cicatrizam em poucos dias, mas deixam seqüelas gravíssimas.

(02) O vírus do herpes simples transmite-se por contato direto.

(04) A profilaxia dessa doença é bastante simples, com a ingestão de remédios facilmente comercializados.

(08) O vírus do herpes simples é encontrado, por exemplo, na saliva de muitas pessoas.

(16) O herpes genital deve ser considerado doença venérea, uma vez que sua transmissão se faz, principalmente, pelo contato sexual.

(32)  O vírus do herpes encontra-se latente nos tecidos, sendo encontrado em porcentagem alta na espécie humana.


04. (MED. VASSOURAS) Numa placa de Petri com meio de cultura foram semeadas bactérias causadoras de pneumonia. Por um acaso, um esporo de fungo caiu dentro da placa, resultando numa colônia, enquanto as bactérias desenvolveram outras colônias na periferia, conforme o esquema a seguir:

No espaço entre a colônia de fungos e a de bactérias, foram evidenciadas substâncias produzidas pelo fungo.


Podemos perceber que a relação entre as duas populações em questão é do tipo:

a) predatismo, sendo o fungo predador das bactérias;
b) comensalismo, porque a bactéria se alimenta das substâncias produzidas pelo fungo;
c) competição, uma vez que ambos competem pelo mesmo nicho ecológico;
d) parasitismo, porque o fungo utiliza as bactérias sem matá-las;
e) amensalismo, sendo a população bacteriana contida pelas substâncias produzidas pelo fungo.


05. Nosso organismo produz uma série de substâncias imunológicas, em resposta à substâncias ou agentes estranhos que nele penetram.

a) Como são comumente denominadas essas substâncias imunológicas? O que são quimicamente essas substâncias?

b) Um estudante afirmou que essas substâncias imunológicas estão normalmente presentes em uma vacina. Você concorda? Justifique sua resposta.


06. (UFRJ) Um grande número de doenças do homem é provocado por infecções bacterianas. Para combater essas infecções, é comum o uso de antibióticos. O exame antibiograma é usado para escolher o antibiótico correto para cada infecção. O exame pode ser resumido da seguinte maneira: uma amostra do material infectado do paciente é semeada numa placa contendo nutrientes necessários para o crescimento das bactérias. Pequenos discos contendo, cada um deles, um tipo diferente de antibiótico são então colocados na placa. Decorrido o tempo necessário para que as bactérias se multipliquem, a placa é analisada. Na figura abaixo, que representa uma dessas placas, os discos com letras representam os diferentes antibióticos e a zona escura representa a área de crescimento das bactérias.

Analisando essa placa, que antibióticos você receitaria ao paciente? Justifique.


07. (UNEBE) Certas infecções hospitalares podem ser de difícil combate por meio de antibióticos comumente utilizados. Este feito deve-se à:

a) indução, nas bactérias, de resistência aos antibióticos;
b) convivência de portadores de diversos tipos de infecção;
c) seleção de linhagens de bactérias resistentes aos antibióticos;
d) rejeição de antibióticos pelo organismo humano;
e) tendência da bactéria a se habituar aos antibióticos.


08. O que é DTP?


09. 
Muitas doenças que atingem o ser humano poderiam ser evitadas com alguns cuidados. São medidas profiláticas:

01. A participação, principalmente de crianças, em programas de vacinação.
02. Atenção e procedimentos de higiene pessoal.
04. A fervura da água que será ingerida, em localidades onde não existe tratamento.
08. O combate a moscas e outros insetos, bem como a outros animais transmissores.
16. A esterilização cuidadosa de seringas, agulhas e outros instrumentos de uso comum.
32. A utilização de preservativos, no caso de doenças sexualmente transmissíveis.
        
Comente sobre as proposições falsas.


10. O que é leptospirose?


Resolução:

01.
 a) Gonorréia, cólera e tuberculose, porque os agentes etiológicos são bactérias.
       b) Chagas e febre amarela, porque os vetores são insetos.
02. Não. A bactéria não apresenta núcleo organizado. Seu material genético (DNA) está  disperso no citoplasma. Não há carioteca, nem nucléolos. Além do DNA principal contido no nucleóide, ela possui outros segmentos de DNA circular formando os plasmídeos.
03. São verdadeiras: 02 + 08 + 16 + 32 = 58
       A 01 é falsa porque o herpes, geralmente, não deixa seqüelas gravíssimas.
       A 04 é falsa  porque a profilaxia não é muito simples, apesar de certos medicamentos que são utilizados atualmente. 
04. E
05. a) Anticorpos (proteínas).
       b) Não. A vacina contém antígenos atenuados que, no organismo do receptor, induzem a formação de anticorpos. O que contém anticorpos prontos é o soro.
06. A e D - Porque as bactérias são sensíveis, ou seja, morrem em presença desses antibióticos.
       Para os demais (B, C, E, F) as bactérias são resistentes e, conseqüentemente, eles são inócuos.
07. C
08. Vacina tríplice, medida profilática relacionada à difteria, ao tétano e à tosse comprida (coqueluche). 
09. Todas são verdadeiras. 01 + 02 + 04 + 08 + 16 + 32 = 63
10. Doença cujo agente etiológico é uma bactéria (Leptospira sp) encontrada na urina de rato contaminado.

Biologia - Tipos de Ovos e Clivagem

Questões:

01. (CESGRANRIO) São megalécitos os ovos de:
                            
a) peixes e anfíbios
b) anfíbios e aves
c) aves e répteis
d) répteis e ouriços
e) ouriços e anfioxos
                                
                                 
02. (UF Uberlândia) De acordo com seus conhecimentos em embriologia, explique: Qual é a influência do vitelo no tipo de segmentação do ovo? Exemplifique.
                            
                              
03. (UNISA) Considere os seguintes dados:

Números de ovos
produzidos

Tipos de desenvolvimento

Local onde o ovo se desenvolve
sapo
  1 000 –
2 000
indireto
fora do corpo materno
perdiz
8 - 16
direto
fora do corpo materno
gato
4
direto
no corpo materno
Quais dos animais da tabela acima terão, respectivamente, ovos com a maior e a menor quantidade de vitelo?

a) Perdiz – gato
b) Gato – perdiz
c) Perdiz –  sapo
d) Sapo – perdiz
e) Sapo – gato


04. (FUND. CARLOS CHAGAS) Um óvulo com quantidade média de vitelo distribuída irregularmente, ficando o núcleo deslocado para um dos pólos da célula, pode ser de:

a) anfíbios e sofreria clivagem meroblástica;
b) anfíbios e sofreria clivagem holoblástica desigual;
c) ave e sofreria clivagem, holoblástica desigual;
d) anfioxo e sofreria clivagem holoblástica igual;
e) equinoderma e sofreria clivagem holoblástica igual.


05. (LONDRINA) Entre a formação do zigoto e a dos dois primeiros blastômeros, houve:

a) união do óvulo ao espermatozóide;
b) uma divisão mitótica;
c) uma divisão mitótica;
d) diferenciação celular;
e) diferenciação do celoma.


06. (PUCC) Com relação à quantidade de reservas nutritivas, encontram-se os seguintes tipos de ovos: oligolécitos, telolécitos com a diferenciação polar incompleta, telolécitos com a diferenciação polar completa e centrolécitos.

 Leia com atenção a descrição a seguir:

"Ovo onde o vitelo tende a ficar e um dos pólos, no caso pólo vegetativo ou nutritivo; enquanto o
núcleo fica deslocado para o pólo oposto, isto é, o pólo animal. Esse tipo de ovo ocorre nos
platelmintos, moluscos e anelídeos".
Pergunta-se: Qual o tipo de ovo descrito no texto acima?


 07. (SANTA CASA) Quando se escreve o seguinte sobre a evolução dos processos embrionários dos vertebrados:
            
à medida que se caminha para a direita:

a) estamos descendo a escala animal;
b) vai diminuindo a quantidade de anexos embrionários;
c) aumenta a quantidade de vitelo no ovo;
d) diminui o tempo do período embrionário;
e) o número de gametas formados pelos adultos aumenta.


08. (SANTA CASA) Usando o mesmo enunciado da questão anterior, I, II e III representam, respectivamente:

a) anfíbios, répteis, mamíferos;
b) anfioxos, aves, mamíferos;
c) répteis, aves, mamíferos;
d) anfioxos, anfíbios, aves;
e) anfíbios, répteis, aves.


09. (MED. - Santos) Assinale a correlação correta:

a) ovos heterolécitos razoavelmente providos de vitelo, ocorrem no ouriço-do-mar;
b) ovos heterolécitos razoavelmente providos de vitelo, ocorrem nos insetos;
c) ovos oligolécitos, pobres em vitelo, ocorrem no ouriço-do-mar; 
d) ovos oligolécitos, pobres em vitelo, ocorrem em anfíbios;
e) ovos telolécitos, muito ricos em vitelo, ocorrem em insetos.


10. (SANTA CASA) Os termos: zona pelúcida, trofoblasto e blastocisto pertencem, todos, à embriologia:

a) dos anfíbios
b) dos peixes
c) das aves
d) dos mamíferos
e) dos répteis


Resolução:

01. C
02. Quanto maior a quantidade de vitelo no ovo, mais difícil será a clivagem ou segmentação. Ovo oligolécito (ex.: mamífero) apresenta clivagem total. Ovo megalécito (ex.: ave)  apresenta clivagem parcial.
03. A
04. B
05. B
06. Trata-se de um ovo mediolécito, telolécito com diferenciação polar incompleta ou  heterolécito. Ocorre também nos anfíbios.
07. C08. D09. C10. D

Biologia - AIDS

Questões:

01. (FATEC) Qual é agente etiológico da AIDS (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida)?

                               
02. O que significa o termo síndrome?

                              
03. Qual é o material genético do vírus da imunodeficiência humana?

                               
04. HIV é uma célula? Justifique.


05. Por que o HIV é denominado retrovírus?


06. O que é Pneumocystis carini?


07. O que é transmissão vertical da AIDS?


08. O que representa o desenho que segue?


                                                
09. (UNICAMP) AIDS é uma doença que, sem dúvida, ameaça a humanidade. As tentativas para o desenvolvimento de uma vacina têm sido infrutíferas. Explique, do ponto de vista genético, qual a causa desse insucesso.


10. Em relação à AIDS, assinale a alternativa falsa:

a) Ao contrário do que muitos pensam, o HIV tem a capacidade de penetrar através das mucosas, mesmo quando estão intactas.
      
b) Das mucosas, a retal é uma que pequena resistência oferece ao HIV, explicando os altos índices de AIDS entre os homossexuais.
      
c) As mulheres que praticam relações anais, desprotegidas, devem ser consideradas como "grupo de risco".
      
d) O elevado número de parceiros sexuais contribui muito na disseminação do vírus.
      
e) O HIV insere seu DNA nas células infectadas. Nessa situação intranuclear, fica "desprotegido" da ação do sistema imunológico humano.


Resolução:

01. É o vírus da imunodeficiência humana (HIV).
02. Síndrome é o conjunto de sintomas e de sinais que um indivíduo apresenta. Está relacionada  a determinada patologia.
03. O material genético do HIV é o ácido ribonucléico (RNA).
04. Não. Os vírus  não apresentam estrutura celular típica. São acelulares. Possuem, basicamente, um ácido nucléico (DNA ou RNA) envolvido por uma cápsula protéica.
05. Porque, graças à enzima denominada transcriptase reversa, produz DNA a partir do RNA.
06. É um protista (protozoário), agente etiológico de um certo tipo de pneumonia, freqüente em aidéticos terminais.
07. É a transmissão do HIV, da mãe ao filho, através da placenta.
08. Representa o vírus da imunodeficiência humana.
09. Os retrovírus são altamente mutagênicos, dificultando a obtenção de uma vacina eficaz contra as diversas linhagens do vírus. O sistema imunológico do indivíduo deve estar bem funcional para que uma vacina surta efeito.
  No caso da AIDS, o HIV debilita o sistema imunológico, atacando os linfócitos CD4, células importantes na defesa do organismo e no sucesso da vacina.
10. E

Biologia - Evolução dos Folhetos Germinativos

Questões:

01. (FATEC) A organogênese é o processo de formação dos diferentes órgãos de um animal, a partir dos folhetos embrionários e é semelhante em todos os vertebrados. Sobre este processo, podemos afirmar que o ectoderme, o mesoderme e o endoderme originam, respectivamente, num animal adulto, as seguintes estruturas:

a) cristalinos, tubo digestório e músculos;
b) epiderme, derme e rins;
c) glândulas anexas do tubo digestório, músculos estriados e anexos da epiderme;
d) cérebro, esqueleto e pulmões;
e) medula espinhal, fendas branquiais e coração.
                                
                                
02. (ALFENAS - MG) São derivados do folheto embrionário mesoderma:
                                
a) epitélios do trato digestório, fígado e pâncreas;
b) sistema nervoso, epiderme e anexos da pele;
c) epitélios do aparelho respiratório e neuroipófise;
d) tecido nervoso, glândulas mamárias e epitélio bucal;
e) tecido ósseo, sangue e tecidos conjuntivos.


03. 
(FATEC) Durante o processo embrionário, o endoderma e o ectoderma formam-se:

a) na fase blástula;
b) na fase gástrula;
c) nas fases blástulas e gástrula, respectivamente;
d) nas fases gástrula e blástula, respectivamente;
e) na fase nêurula.


04. (FUVEST) Nos vertebrados, derme, pulmão e cérebro são, respectivamente, de origem:

a) mesodérmica, enodérmica e ectodérmica;
b) ectodérmica, endodérmica e mesodérmica;
c) mesodérmica, ectodérmica e endodérmica;
d) endodérmica, ectodérmica e mesodérmica;
e) ectodérmica, mesodérmica e endodérmica.


05. “O chamado blastóporo dá origem a uma cloaca ou à abertura anal, enquanto a boca  propriamente dita forma-se a partir de uma invaginação do ectoderma na região cefálica”.

 O texto acima envolve animais genericamente designados por:

a) acelomados
b) protostômios
c) prototérios
d) deuterostômios
e) metatérios


06.
 (ALFENAS - MG) Qual a característica que permite colocar planárias, aranhas, polvos e estrelas-do-mar em um mesmo grupo taxonômico?

a) presença de celoma
b) tipo de celoma
c) número de folhetos embrionários
d) origem da boca e do ânus
e) uma única abertura como boca e ânus


07. Para essa questão, assinale a alternativa incorreta:

Num embrião de sapo:

a) na fase de blástula, encontramos maior número de células pequenas num pólo e pequeno número de células grandes no pólo oposto;
b) a mesoderma será responsável pela formação do tecido muscular;
c) a clivagem se deu de maneira total, desigual e radial;
d) a notocorda é responsável pela formação de medula nervosa;
e) na fase nêurula, a organização do corpo é semelhante à de nêurula dos demais cordados.


08.
 Assinale a alternativa correta:

a) Todos os tecidos conjuntivos de revestimento são de origem ectodérmica.
b) Todos os tecidos são de origem endodérmica.
c) Os tecidos nervosos são de origem endodérmica.
d) Todos os tecidos musculares são de origem ectodérmica.
e) O sangue é de origem mesodérmica.


09.
 (FUND. Carlos Chagas) Têm a mesma origem embrionária:

a) as escamas dos peixes ósseos e os pêlos dos mamíferos;
b) a notocorda e o sistema nervoso dos cordados;
c) a blastocela e o celoma dos vertebrados;
d) os arcos branquiais dos peixes e as costelas dos vertebrados terrestres;
e) a bexiga natatória dos peixes e os pulmões dos vertebrados terrestres.


10. Os tecidos conjuntivos derivam-se do:

a) ectoderma
b) mesênquima
c) endoderma
d) hipoblasto
e) trofoblasto


Resolução:
01. D02. E03. B04. A05. D
06. C07. D08. E09. E10. B

Biologia - Classificação Embriológica dos Animais

Questões:

01. Como são classificados os animais em relação ao número de folhetos germinativos? Exemplifique.

                               
02. O que são animais pseudocelomados? Exemplifique.

                              
03. I.    Três tecidos embrionários.
      II.  Celoma e deuterostomia.
      III. Simetria bilateral o adulto.
      IV. Notocorda e sistema circulatório fechado.

Das afirmações acima, mamíferos e equinodermas têm em comum:

a)      I e III, somente;
b)      I, II e IV, somente;
c)      I, III e IV, somente;
d)      I e II, somente;
e)      I, II, III e IV.


04. Para cada um dos 4 animais da tabela abaixo, assinale com um X as caselas correspondestes às características citadas:
Classificação embriológica
05. Se o blastóporo de uma gástrula originar o ânus do futuro animal, este poderá ser:

a) um ouriço-do-mar
b) um gafanhoto
c) uma minhoca
d) um coral
e) uma esponja


06. Sobre os anelídeos, podemos afirmar que são animais:

a) triblásticos, acelomados, com tubo digestório incompleto;
b) triblásticos, pseudocelomados, com tubo digestório incompleto;
c) triblásticos, celomados, com tubo digestório incompleto;
d) triblásticos, celomados, com tubo digestório completo;
e) triblásticos, pseudocelomados, com tubo digestório completo.


07. Associação:

I.   Animal acelomado
II.  Animal pseudocelomado
III. Animal celomado

      I                       II                  III
a) planária           minhoca        lombriga
b) planária           lombriga       minhoca
c) lombriga          planária        minhoca
d) minhoca          lombriga       planária
e) lombriga          minhoca       planária


08. A figura abaixo representa um corte transversal de anfioxo, na qual estão indicadas quatro estruturas:


Esse animal é 
diblástico ou triblástico? Responda relacionando às quatro estruturas indicadas na figura.


09. Por que os cordados são considerados animais deuterostômios e que outro filo animal apresenta a mesma particularidade?


10. O esquema que segue mostra um corte transversal do embrião de um animal cordado ou não-cordado? Justifique.
    

Resolução:

01. Dibláticos ou diploblásticos – Possuem somente dois folhetos germinativos, o ectoderma (ectoblasto) e o endoderma (endoblasto). Compreendem os poríferos (esponjas) e os celenterados (ex.: medusa).
02. São animais que apresentam uma cavidade embrionária (pseudoceloma) revestida apenas parcialmente pelo mesoderma (mesoblasto). O pseudoceloma da lombriga, verme asquielminto, é revestido internamente pelo endoderma e externamente pelo mesoderma. 
03. D
04.
Classificação
05. A
06. D
07. B
08. O anfioxo é triblástico.
       A epiderme e o tubo nervoso desse animal originam-se a partir do ectoderma.
O intestino é revestido pelo endoderma. A notocorda origina-se a partir da lâmina
cordo-mesoblástica. Essa lâmina, além de originar a notocorda, também forma o mesoderma.
A presença de três  folhetos germinativos (ectoderma, endoderma e mesoderma) caracteriza a classificação do animal como triblástico.
09. Os cordados são deuterostômios porque o blastóporo transforma-se em ânus e a boca representa uma neoformação. Além dos cordados, são deuterostômios os equinodermas.
10. A presença da estrutura n° 4 (notocorda) indica que o animal pertence ao filo dos cordados.

Biologia - Desenvolvimento Embrionário dos Animais

Questões:

01. Considere os três eventos de desenvolvimento embrionário de animais, indicados abaixo:

I. O vitelo acumula-se  no centro do ovo e é circundado por uma fina camada de citoplasma.

II. O ovo divide-se completamente originando células-filhas de tamanhos diferentes.

III. Há uma multiplicação ativa dos micrômeros do pólo animal que acabam envolvendo os macrômeros do pólo vegetativo, os quais se tornam internos.

Em relação a esses eventos, é correto afirmarmos que:

a) nas aves, ocorrem I e II;
b) nos insetos, ocorrem I e III;
c) no anfioxo, ocorrem I e II;
d) nos anfíbios, ocorrem II e III;
e) no ouriço-do-mar, ocorrem I, II e III
                                

02. “As células do pólo vegetativo achatam-se a migram para o interior da blastocela, ficando, agora, o embrião com dois folhetos germinativos e um orifício aberto para o meio ambiente.” O fenômeno descrito chama-se:

a) morulação
b) blastulação
c) gastrulação
d) invaginação
e) neurulação


03. Logo após a fecundação, inicia-se o desenvolvimento embrionário nos animais, passando, na ordem, pelas seguintes fases:

a) organogênese ® gastrulação ® segmentação
b) organogênese ® segmentação ® gastrulação
c) segmentação ® gastrulação ® organogênese
d) segmentação ® organogênese ® gastrulação
e) gastrulação ® segmentação ® organogênese


04. (ENG. SANTOS) Assinale a seqüência correta no processo de desenvolvimento do zigoto:

a) blástula – mórula – gástrula
b) gástrula – blástula – mórula
c) mórula – blástula – gástrula
d) gástrula – mórula – blástula
e) mórula – gástrula – blástula


05. (PUC) Considere os seguintes fenômenos:

I. Clivagem     
II. Organogênese
III.  Gastrulação

Qual a ordem correta em que ocorrem os fenômenos acima, após a fertilização?

a) I – II – III
b) I – III – II
c) II – III – I
d) III – II – I
e) III – I – II


06. (PUC) A figura abaixo representa um corte transversal de cordado. A notocorda é apontada pela seta:


a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V


07. (ENG - SANTOS) Assinale a seqüência correta no processo de desenvolvimento do zigoto:

a) blástula - mórula - gástrula
b) gástrula - blástula - mórula
c) mórula - blástula - gástrula
d) gástrula - mórula - blástula
e) mórula - gástrula - blástula


08. 
(PUC) Considere os seguintes fenômenos:

I.   Clivagem
II.  Organogênese
III. Gastrulação

Qual a ordem correta em que ocorrem os fenômenos acima, após a fertilização?

a) I - II - III
b) I - III - II
c) II - III - I
d) III - II - I
e) III - I - II


09. (MAUÁ) O esquema ao lado refere-se ao processo de formação do embrião do anfioxo.


Indique o nome das fases A, B, C em sua ordem correta, completando o texto a seguir:

"... a segmentação é holoblástica, formando-se por mitoses sucessivas uma massa celular denominada A.
A seguir, a arrumação das células dá origem a uma estrutura globosa e cavitária chamada B.
Por invaginação do pólo negativo para dentro da blastocela, contendo a cavidade do futuro tubo digestório,
surge a fase denominada C".


10. (FUND. Carlos Chagas) Durante o desenvolvimento embrionário, a formação do blastóporo ocorre na fase de:

a) segmentação
b) mórula
c) blástula
d) gástrula
e) nêurula


Resolução:
01.  D02. C03. C04. C
05. B06. B07. C08. B
09. A - mórula; B - blástula; C - gástrula
10. D

Biologia - Anexos Embrionários

Questões:

01. Animais terrestres desenvolveram anexos embrionários que realizam várias funções. Aquele que protege o embrião contra o dessecamento é:

a) o alantóide
b) o âmnion
c) a placenta
d) o saco vitelino
e) o córion
                                
                                                              
02. O único anexo embrionário que ocorre nos anfíbios é:
                             
a) o alantóide
b) o âmnion
c) o córion
d) a placenta
e) o saco vitelino

                                
03. Quais são as funções realizadas pelo alantóide das aves?


04. Quais são os anexos embrionários que ocorrem nos répteis?


05. Como é o saco vitelino dos mamíferos?


06. Em condições normais, a placenta humana tem por funções:

a) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar as hemácias do feto;
b) proteger o feto contra traumatismos, permitir a troca de gases e sintetizar os leucócitos do feto;
c) permitir o fluxo de direto de sangue entre mãe e filho e a eliminação dos excretas dissolvidos;
d) permitir a troca de gases e nutrientes e eliminação dos excretas fetais dissolvidos;
e) permitir o fluxo direto de sangue do filho para a mãe, responsável pela eliminação de gás carbônico e de excretas fetais.


07. A figura mostra um esquema do útero humano e algumas de suas estruturas.


 Em relação a este esquema, responda:

a) Que nome recebe a estrutura indicada por I?
b) A seta II refere-se ao líquido amniótico. Qual é a sua função?


08. Considere as frases abaixo:

I.   A placenta é o anexo embrionário responsável pela nutrição do embrião de qualquer mamífero.

II.  A alantóide é uma vesícula que, em vertebrados ovíparos terrestres, armazena os excretas nitrogenados do embrião.

III. A notocorda é um cilindro cartilaginoso que ocorre somente nos vertebrados.

 Assinale:

a) se somente a afirmativa I for correta;
b) se todas as afirmativas forem corretas;
c) se as afirmativas I e III forem corretas;
d) se somente a afirmativa III for correta;
e) se somente a afirmativa II for correta.


09.
 Considerando-se a placenta e o cordão umbilical nos primatas, pode-se dizer corretamente que, exceto:

a) as veias umbilicais transportam O2 e alimento;
b) a placenta produz hormônios;
c) as artérias umbilicais carregam CO2 e uréia;
d) em parte, a placenta é formada pelo endométrio do útero;
e) nos primatas, a placenta é zonária.


10. Prototérios (ornitorrinco e equidna) são mamíferos ovíparos. Metatérios são mamíferos que não possuem placenta verdadeira. Apresentam uma bolsa, denominada marsúpio (exs.: canguru, gambá, cuíca). Eutérios são mamíferos que possuem placenta verdadeira. Pergunta-se: Quais são as estruturas que participam na formação da placenta humana?


Resolução:

01. B
02. E
03. No alantóide da ave há uma rede de capilares sangüíneos onde ocorre a respiração. O principal excreta nitrogenado da ave é o ácido úrico. Ele acumula-se no interior do alantóide, durante o desenvolvimento embrionário. O alantóide da ave está relacionado, portanto, à respiração e à excreção.
04. Âmnion, córion, alantóide e saco vitelino são os anexos embrionários dos répteis.
05. O saco vitelino dos mamíferos é vestigial. A função de nutrição do embrião de mamífero é realizada pela placenta.
06. D
07. a) A seta I indica as vilosidades coriônicas da placenta.
       b) Proteção contra a desidratação, proteção mecânica contra choques e contra aderências.
08. E
09. E
10. A placenta humana é formada pelo endométrio materno, pelo córion e alantóide do embrião.

Biologia - Sucessão Ecológica

Questões:

01. Em relação ao desenvolvimento de uma comunidade conceitue:

a) ação
b) reação
c) coação


02. No desenvolvimento de uma comunidade o que significa ecesis? O que são seres?

                               
03. Que relação existe entre as atividades autotróficas e heterotróficas nos estágios iniciais e climácicos de uma sucessão?

                           
04. O que são sucessões destrutivas?


05. (FUVEST) Um grande rochedo nu começa a ser colonizado por seres vivos. Os primeiros organismos a se instalarem são:

a) gramíneas
b) liquens
c) fungos
d) briófitas
e) pteridófitas


06. 
Com relação ao número de nichos ecológicos (I) e à taxa de respiração (II), numa sucessão ecológica é correto afirmar que:

a) I aumenta e II diminui
b) I diminui e II aumenta
c) I aumenta e II permanece constante
d) ambos aumentam
e) ambos diminuem


07. Os organismos pioneiros na sucessão que ocorre em uma infusão são:

a) amebas
b) bactérias
c) crustáceos
d) flagelados
e) paramécios


08. 
No processo de sucessão de um ecossistema há comumente:

a) aumento da eficiência no uso da energia e minerais do ambiente;
b) diminuição da eficiência no uso de energia e minerais do ambiente;
c) diminuição de eficiência no uso da energia e aumento da eficiência no uso de minerais do ambiente;
d) aumento da eficiência no uso da energia e aumento da eficiência no uso de minerais do ambiente;
e) manutenção do mesmo padrão de eficiência no uso de minerais e energia do ambiente.


09. Considere dois ecossistemas fluviais, ambos em estágio inicial de sucessão, sendo um deles (I) altamente poluído por detritos orgânicos biodegradáveis e o outro (II) totalmente livre de qualquer tipo de poluição. A relação P/R (P = produção primária bruta e R = respiração) da comunidade é, provavelmente:

a) igual a 1 em ambos os ecossistemas;
b) menor que 1 em ambos os ecossistemas;
c) maior que 1 em ambos os ecossistemas;
d) menor e maior que 1 em (I) e (II), respectivamente;
e) maior e menor que 1 em (I) e (II), respectivamente.


10. (UNESP) Considere as afirmativas:

1. Sucessão ecológica é o nome que se dá ao processo de transformações graduais na constituição das comunidades de organismos.

2. Quando se atinge um estágio de estabilidade em uma sucessão, a comunidade correspondente é a
 comunidade clímax.

3. Numa sucessão ecológica, a diversidade de espécies aumenta inicialmente, atingindo o ponto mais alto nno clímax estabilizando-se então.

4. Numa sucessão ecológica ocorre aumento de biomassa.

  Assinale:

a) se todas as afirmativas estiverem incorretas;
b) se todas as afirmativas estiverem corretas;
c) se somente as afirmativas 1 e 4 estiverem corretas;
d) se somente as afirmativas 1 e 4 estiverem incorretas;
e) se somente a afirmativa 4 estiver correta.



Resolução:

01. a) Biótopo – ação reação – Biocenose – coação – biocenose.
02. ECESIS – comunidade pioneira
      SERES – comunidades de transição
03. Iniciais: autotrófica maior do que a heterotrófica
      Climácicos: autotrófica é igual à heterotrófica.
04. Provocam a distribuição do biótopo e nunca atingem ao clímax.
05. B06. D07. D
08. A09. D10. B

Biologia - Noções Gerais de Ecologia

Questões:

01. Distinguimos em ecologia três grandes subdivisões: a auto-ecologia, a sinecologia e a demoecologia. Qual é o objeto de estudo de cada uma delas?


02. Quais são os níveis de organização especificamente estudados em ecologia?

 
03. Defina os seguintes termos:

a) População
b) Comunidade

                               
04. Qual é conceito de ecossistema?


05. Os diversos níveis de organização biológica são:

(1)   ecossistema
(2)   célula
(3)   indivíduo
(4)   sistema
(5)   tecido
(6)   comunidade
(7)   órgão
(8)   população

A seqüência correta é:

a) 2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 8 – 6 – 1
b) 2 – 5 – 7 – 4 – 8 – 3 – 1 – 6
c) 2 – 5 – 7 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
d) 5 – 7 – 2 – 4 – 3 – 6 – 8 – 1
e) 7 – 5 – 6 – 3 – 4 – 8 – 1 – 2


06.
 Qual dos termos abaixo refere-se aos fatores bióticos e abióticos que interagem em determinada área?

a) comunidade
b) ecossistema
c) nicho ecológico
d) população
e) habitat


07. Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª e indique a seqüência correta:

1ª COLUNA                      

(1) População              
(2) Comunidade                 
(3) Biosfera                 
(4) Ecossistema          
    
 2ª COLUNA  
(     ) Comunidade associada às condições físicas e químicas de uma região geográfica.(     ) Populações existentes numa determinada área.  (     ) Grupos de indivíduos de uma determinada espécie ocupando determinada área.(     ) Ambiente habitável pelos seres vivos.                                               
a) 4 - 2 - 3 - 1
b) 3 - 2 - 4 - 1
c) 4 - 2 - 1 - 3
d) 4 - 3 - 1 - 2


08. Quando relacionamos o meio abiótico estamos estudando:

a) um ecossistema
b) uma população
c) uma comunidade
d) um nicho ecológico
e) um habitat


09. (CESGRANRIO) Um ecossistema tanto terrestre como aquático se define:

a) exclusivamente por todas as associações de seres vivos;
b) pelos fatores ambientais, especialmente climáticos;
c) pela interação de todos os seres vivos;
d) pela interação dos fatores físicos  e químicos;
e) pela interação dos fatores abióticos e bióticos.


10. O conjunto de seres vivos que habita uma determinada região constitui:

a) sua população
b) sua comunidade
c) seu ecossistema
d) seu habitat
e) seu biótopo


Resolução:

01. Auto-ecologia: estuda as relações de uma única espécie com seu meio.
Sinecologia: estuda as relações entre as diversas espécies e seu meio.
Demoecologia: estudo das populações.
02. População, comunidade, ecossistema e biosfera.
03. a) Organismo da mesma espécie, no mesmo espaço e na mesma unidade de tempo.
       b) Populações independentes.
04. Biótico + biocenose.
05. A06. B07. C
08. A09. E10. B

Biologia - Fatores Ecológicos

Questões:

01. O que se entende por fator ecológico?

                              
02. 
Em que condições um fator ecológico desempenha o papel de fator limitante?

                              
03. A mosca doméstica é uma espécie euriécia. Qual é o significado de tal expressão?


04. Qual é o significado de valência ecológica?

                              
05.
 De que maneira os fatores ecológicos agem sobre a densidade populacional?


06. Em que condições uma espécie é classificada como estenotópica?


07. Qual é o enunciado da Lei de tolerância?


08. A ação do clima é mais pronunciada sobre os seres pecilotermos. Por quê?


09. Os organismos de meio aéreo reduzem a perda de água através de vários processos. Cite dois deles.


10. Sabe-se que a água é um fator abiótico essencial para todos os seres vivos. Contudo, existem animais, como é o caso do rato canguru, que jamais bebem tal líquido. De que maneira tais seres satisfazem suas necessidades hídricas?


Resolução:

01. Qualquer fator ambiental que age sobre um ser vivo.

02. Quando acontece abaixo do mínimo ou acima do máximo.  

03.
 Suporta amplas variações dos fatores ecológicos.  

04. Capacidade de adaptação.  
05. Atuando sobre mortalidade, natalidade, imigração e emigração.

06. Pequena distribuição geográfica.

07. Cada espécie apresenta limites de tolerância (mínimo e máximo) para os fatores ecológicos.

08. Porque a temperatura corpórea varia em função da ambiental.

09. Impermeabilização do tegumento e órgãos respiratórios internos. 
10. Usando a água contida nos alimentos.

Biologia - Fatores Bióticos

Questões:

01. Em que condições as relações entre os organismos são classificadas como harmônicas?

                              
02. Cite exemplos de animais que formam colônias?

                               
03. O que são colônias polimórficas? Cite exemplos.


04. 
Nas abelhas, como são produzidos os zangões?

                              
05. As sociedades são:

a) relações harmônicas interespecíficas
b) relações harmônicas intra-específicas
c) relações desarmônicas interespecíficas
d) relações desarmônicas intra-específicas
e) relações desarmônicas homotípicas
                                                             

06. As relações homotípicas são sempre:

a) harmônicas
b) positivas
c) interespecíficas
d) intra-específica
e) desarmônicas


07. O que são feromônios?


08. Na sociedade das abelhas:

a) todos os indivíduos são diplóides
b) a abelha rainha é haplóide
c) as obreiras são haplóides
d) o zangão é haplóide
e) os indivíduos haplóides são estéreis


09. A formação de colônias é conseqüência de um processo reprodutivo assexuado e designado por:

a) cissiparidade
b) brotamento
c) esquizogônia
d) estrobilização
e) conjugação


10. Formigas, abelhas, vespas e isópteros são animais caracterizados como:

a) insetos comensais
b) insetos parasitas
c) insetos sociais
d) invertebrados comensais
e) n.d.a.


Resolução:

01. Quando não causam prejuízo a qualquer um dos associados.

02. Protozoários, espongiários, celenterados e tunicados.

03. Diferentes tipos de organismos com funções diferentes. Ex,: Caravela.

04. Através da partenogênese.

05. B

06. D

07. Substâncias usadas para reconhecimento, atração e comunicação, entre os indivíduos de uma colônia.

08. D

09. B

10. 
C

Biologia - Ciclos Biogeoquímicos

Questões:

01. O que é plâncton?

02. (USP) No ciclo do carbono em ambientes aquáticos, esquematizado abaixo:
A etapa A representa a respiração
A etapa B representa a fotossíntese
O fitoplâncton realiza A e B


a) o zooplâncton é responsável pela etapa A
b) o fitoplâncton participa apenas na etapa A
c) o fitoplâncton participa apenas na etapa B
d) o zooplâncton participa das etapas A e B
e) o fitoplâncton participa das etapas A e B


03. (USP) A quantidade de nitrogênio atmosférico, fixada industrialmente, vem dobrando a cada 6 anos. As atuais culturas de leguminosas fixam, anualmente, mais nitrogênio (cerca de 10% que todos os processos naturais somados). O crescimento da população humana e das populações de animais domésticos aumenta a quantidade de excretas nitrogenados.

Esta interferência do homem  no ciclo do nitrogênio:

a) poderá causar um desequilíbrio entre a fixação desse elemento e a desnitrificação, que só é feita por certas bactérias anaeróbicas;

b) poderá ser contrabalançada por técnicas que aumentam o teor de oxigênio no solo, favorecendo a ação das bactérias desnitrificantes;

c) não alterará em nada o equilíbrio entre reações que levam à fixação de nitrogênio e às reações de desnitrificação, uma vez que elas obedecem a uma seqüência cíclica;

d) não alterará em nada o ciclo, mas levará a um melhor rendimento dos compostos nitrogenados;

e) não alterará em nada o ciclo, mas deslocará seu equilíbrio para um outro ponto.


04. O que fazem as bactérias desnitrificantes?


05. (SÃO LEOPOLDO) Assinale a alternativa incorreta:

a) os consumidores são heterótrofos
b) os heterótrofos dependem dos autótrofos
c) os decompositores decompõem a matéria orgânica
d) todos os vegetais são autótrofos, produtores
e) os herbívoros são heterótrofos


06. No ciclo da água, abaixo esquematizado, indique quais são os fenômenos fisiológicos representados pelos algarismos romanos.
  


07. Cite os principais processos responsáveis pela perda de água nos animais.


08. O ciclo da água pode ocorrer na ausência dos seres vivos? Justifique.


09. (UF - Uberlândia) Todos os seres vivos participam de alguma forma do ciclo da água na natureza porque consomem água do meio abiótico e liberam-na em decorrência do seu metabolismo vital. Assinale:

a) se a afirmação e a razão estiverem corretas;
b) se a afirmação estiver correta e a razão incorreta;
c) se a afirmação estiver incorreta e a razão correta;
d) se a afirmação e a razão estiverem incorretas;
e) se a afirmação e a razão estiverem corretas, mas a razão não justificar a afirmação.


10. No esquema anexo, que representa o ciclo do carbono na natureza, identifique os fenômenos numerados de 1 a 5.



Resolução:

01. Conjunto de seres que vivem em suspensão e são transportados pelas correntes marinhas. 
02. E

03. A

04. Convertem nitratos ou compostos amoniacais em nitrogênio molecular (N2).

05. D

06. I e II = respiração e transpiração; III = nutrição; IV = absorção; V = egestão e excreção.

07. Respiração, transpiração, excreção e egestão.

08. Sim, através do ciclo curto: evaporação, condensação e precipitação.

09. A

10.
 1 = fotossíntese; 2 = combustão; 3, 4 e 5 = respiração.

Biologia - Cadeia Alimentar

Questões:

01. (USP) Analisando-se as trocas efetuadas entre o meio e cada nível trófico de uma cadeia alimentar, nota-se:

a) devolução de energia, de CO2 e de O2 para o meio. A energia não pode ser reutilizada. O CO2 é utilizado pelos produtores e o O2 pelos seres vivos em geral;
b) devolução de energia e de CO2 para o meio. A energia e o CO2 só poderão ser reutilizados pelos produtores;
c) devolução de energia e de CO2 para o meio. A energia pode ser reaproveitada. O CO2 pode ser reutilizado pelos produtores;
d) aproveitamento total da energia incorporada e desprendimento de O2, que poderá ser utilizada na respiração dos seres vivos;
e) aproveitamento total da energia incorporada e desprendimento de CO2, que poderá ser utilizado pelos produtores.


02. (USP) Seja a pirâmide alimentar da seqüência seguinte:

plantas fotossintetizantes 
 pequenos animais herbívoros  pequenos carnívoros e onívoros maiores

a) o conteúdo energético, a massa de protoplasma e o número de espécies aumentam a ordem dada para a seqüência;
b) os três parâmetros dados diminuem na ordem da seqüência;
c) o conteúdo energético aumenta e os dois outros parâmetros diminuem;
d) o conteúdo energético e a massa de protoplasma aumentam na ordem dada e o número de espécies  diminui;
e) na ordem dada para seqüência aumentam a massa dos protoplasmas e o número de espécies, diminuindo o outro parâmetro.


03. O que são decompositores? Exemplifique.


04. (USP) As alternativas apresentam os constituintes de uma cadeia alimentar de uma lagoa, onde foi aplicado DDT, sabendo-se que o DDT tem efeito cumulativo, em  qual dos elementos da cadeia alimentar haverá maior concentração deste inseticida?

a) guaru-guarus
b) fitoplâcton
c) larvas de mosquitos
d) cágados
e) zooplâncton


05. (USP) O esquema abaixo representa uma teia alimentar em uma comunidade de lagos.







Sabendo-se que os peixes dessa comunidade servem de alimento para uma ave, podemos dizer que, nessa teia alimentar, essa ave comporta-se, exclusivamente, como:

a) consumidor de primeira ordem
b) consumidor de segunda ordem
c) consumidor de terceira ordem
d) consumidor de segunda e terceira ordens
e) consumidor de terceira e de quarta ordem.


06. (USP) Qual é a importância das algas planctônicas nos ecossistemas?


07. (FUVEST) Qual é o significado dos decompositores num ecossistema?

 
08.
 Quais são as diferenças existentes entre as cadeias de predadores e de parasitas?


09. (FUVEST) O esquema ao lado representa uma teia alimentar. Dentre as múltiplas relações ecológicasmostradas pelas setas, destaque uma cadeia alimentar com cinco níveis tróficos. Classifique os elementos destacados de acordo com seu papel na cadeia.



10. Numa cadeia alimentar constituída por vegetais, gaviões, gafanhotos, rãs e cobras, qual dos organismos ocupa o nível trófico mais alto e qual ocupa o nível mais baixo?


Resolução:

01. A

02. B

03. Quando qualquer organismo morre, outros seres vivos podem usar substâncias que formam seu cadáver, como fonte de energia. Fungos e bactérias são especialistas nisso e merecem o nome de decompositores.

04. D

05. E

06. Principais produtores dos sistemas aquáticos.

07. Reciclagem da matéria.

08. Predadores: indivíduos maiores e menos numerosos.
       Parasitas: indivíduos menores e mais numerosos.


09. 
Plantas (P) - Inseto (C1) - Perdiz (C2) - Cobra (C3) - Águia (C4)

10. 
Respectivamente vegetais e cobras.