A Carreira de Engenheiro Eletricista
A Engenharia Elétrica é o ramo da engenharia que estuda a energia elétrica, suas propriedades e também o eletromagnetismo.
A principal atribuição do Engenheiro Eletricista é projetar e construir usinas de energia, tais como hidrelétricas, nucleares e termelétricas, linhas de transmissão e sistemas elétricos em geral tais como motores elétricos, veículos elétricos, máquinas, entre outros.
Na carreira do Engenheiro Eletricista, este profissional vai poder escolher entre dois ramos principais de atuação:
- Eletrotécnica: Neste ramo de atuação daEngenharia Elétrica, o profissional vai atuar projetando e dando suporte a grandes sistemas tais como usinas, motores elétricos pesados e instalações elétricas industriais.
- Eletrônica: Neste ramo de atuação, o engenheiro eletricista vai atuar em sistemas menores e de maior precisão tais como máquinas e circuitos eletrônicos, pequenos robôs e sistema de controle eletrônicos.

Grade Básica do Curso de Engenharia de Elétrica:
- Cálculo;
- Eletromagnetismo;
- Materiais Elétricos;
- Sistemas Digitais e Circuitos Elétricos;
- Microeletrônica;
- Eletrônica;
- Eletromagnetismo;
- Conversão de Energia;
- Automação;
- Máquinas Hidráulicas e Máquinas Térmicas.
Melhores Faculdades
O curso de Engenharia Elétrica, é ofertado em inúmeras instituições de ensino superior, sejam elas públicas ou privadas. Porém, é importante que o aluno antes de escolher qual faculdade irá cursar, verifique se a mesma possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o curso possui validade. As principais universidades que oferecem o curso de Engenharia Elétrica , com reconhecimento do MEC, são:
- Universidade de Brasília (UNB) – Distrito Fderal;
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) – Paraná;
- Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) – Santa Catarina;
- Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) – Rio Grande do Sul;
- Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – Santa Catarina;
- Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Paraná;
- Instituto Militar de Engenharia (IME) – Rio de Janeiro;
- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul Rio-Grandense (IFSul) – Rio Grande do Sul;
- Centro Universitário da Fundação Educacional Inaciana PE Sabóia de Medeiros (FEI) – São Paulo;
- Universidade Federal do Amazonas (UFAM) – Amazonas.
Especializações para o Curso de Engenharia Elétrica
Ainda dentro do contexto das duas áreas principais de atuação: Eletrotécnica e Eletrônica. O engenheiro eletricista pode se especializar nas seguintes áreas:
Especializações Relativas a Eletrônica:
- Microeletrônica: Especialização onde o engenheiro eletricista atua no projeto e construção de microchips, processadores para computadores e circuitos eletrônicos em geral.
- Telecomunicações: Com especialização em telecomunicações, o profissional deEngenharia Elétrica irá atuar no estudo e implementação para sistemas de controle e transmissão de audio e vídeo. O engenheiro eletricista poderá atuar também no projeto de receptores e antenas para telefonia, projeto de redes de fibra ótica e também em projetos de comunicação via satélite.
- Eletrônica de Potência: Especialização onde o engenheiro eletricista pode atuar controlando e acionando sistemas eletrônicos de potência.
Especializações Relativas à Eletrotécnica:
- Sistemas de Energia Elétrica: Especialização onde o engenheiro vai atuar projetando e implementando sistemas de geração e distribuição de energia elétrica, tais como usinas e linhas de transmissão.
- Sistemas de Controle e Automação: Ramo de especialização da engenharia elétrica focado no controle de processos industriais através de sistemas elétricos e computacionais. Envolve o desenvolvimento de sistemas de automação tais como robôs e inteligências artificiais.
Aspectos Favoráveis da Carreira de Engenheiro Elétrico
Há boas oportunidades de trabalho para profissionais de Engenharia Elétrica principalmente nas áreas de geração de energia, principalmente depois da crise energética de 2001, quando o governo decidiu voltar a investir no setor elétrico. Outras boas oportunidades de emprego estão nas empresas de telecomunicações, suporte as centrais telefônicas, e nas emissoras de rádio e TV atuando na parte técnica.
Aspectos Desfavoráveis da Carreira de Engenheiro Elétrico
Engenharia Elétrica está entre os cursos de engenharia mais tradicionais e procurados, tornando o vestibular bastante concorrido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário