O Enem
A prova do Enem é composta por 180 queastões divididas em quatro provas objetivas com 45 questões cada e uma redação. Essas questões englobam Ciências da Natureza e suas Tecnologias (biologia, física e química), Ciências Humanas e suas Tecnologias (história, geografia, filosofia e sociologia), Matemática e suas Tecnologias (matemática, física, química e biologia) e Linguagens Códigos e suas Tecnologias (língua portuguesa, língua estrangeira e literatura).
Vale ressaltar que a prova do Enem visa a transdisciplinaridade a fim de evitar que o estudante decore os conteúdos, fazendo-o refletir sobre as disciplinas do ensino médio em determinado contexto.
As inscrições para o Enem são feitas via internet e podem ser acompanhadas no sítio do Exame, na página de acompanhamento do Enem, sendo neste local que se visualiza a confirmação da inscrição e o local de realização da prova. Mas não se preocupe! Tudo é feito com bastante antecedência a fim de que o candidato se programe. Geralmente, as inscrições ficam abertas por 20 dias, logo em seguida, é liberado o local de prova, depois as provas e gabaritos do Enem que sempre têm data oficial para serem divulgados.
No 1º dia de prova, os candidatos respondem às questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, para isso normalmente tem o tempo de 4h30 de prova. Já no dia 2º dia de prova é a vez de responder às questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e; Matemática e suas Tecnologias, para isso tem o tempo 5h30 de prova.
Na data de realização das provas, os portões costumam abrir às 12h e fecharem às 13h. É aconselhável chegar ao local de prova até as 12h (horário oficial de Brasília.) Não se esqueça de levar um documento de identidade com foto, por exemplo, RG, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação, Certificado de Reservista ou de Dispensa, identificação emitida por ordens e conselhos de classes que pela Lei valham como documento de identidade e Passaporte. Se o documento de identidade foi roubado e não tiver outro que tenha valor equivalente, o candidato deverá apresentar o Boletim de Ocorrência emitido no máximo há 90 dias antes das provas.
Não é permitido acessar o local de prova portando lápis, lapiseira, borrachas, manuais, livros, impressos, anotações, relógio, óculos escuros, boné, chapéu, gorro ou similares e celular. Caso você necessite levar algum deles, poderá acomodá-lo no porta-objetos com lacre fornecido pelo Exame e armazenado sob a cadeira.
O resultado do Enem costuma ser divulgado em até dois meses após a realização das provas. A nota do Enem pode ser utilizada em vestibulares tradicionais, no Sistema de Seleção Unificada – Sisu e no Programa Universidade para Todos – ProUni.
Enquando o dia da prova não chega você pode conferir as perguntas e respostas das provas de anos anteriores: Prova do Sábado, Prova do Domingo e Gabaritos das duas provas.
O ProUni
O ProUni – Programa Universidade para Todos, concede bolsas de estudo em cursos graduação e sequenciais em áreas específicas. As bolsas de estudo podem ser parciais ou integrais e são oferecidas em instituições de ensino privadas de educação superior, estas, por vez, recebem a isenção de alguns tributos se aderirem ao Programa.
O Programa Universidade para Todos foi criado em 2004, mas só institucionalizado em 2005 pela Lei nº 11.096, de 13 de janeiro de 2005.
O ProUni destina-se a estudantes que concluíram o ensino médio em escolas da rede pública ou da rede particular – com bolsa integral. Para participar, a renda per capita da família precisa ser de no máximo três salários mínimos, para isso o ProUni confere a transparência das informações prestadas a fim de assegurar o processo.
Através das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem, o candidato é selecionado para as bolsas, assim, os estudantes que tiverem melhor desempenho no Exame têm grandes chances de serem contemplados pelo ProUni. Portanto, o candidato é escolhido por mérito e desempenho no Enem.
O estudante que conseguir bolsa parcial pode recorrer aos outros incentivos do MEC para que permaneça estudando, dentre eles, o Bolsa Permanência, os convênios de estágio MEC/CAIXA e MEC FEBRABAN e o Fies – Fundo de Financiamento Estudantil, que oferece ao bolsista parcial o financiamento de até 100% da mensalidade que o ProUni não cobre.
As inscrições para o ProUni começam geralmente após a prova do Enem e a seleção de bolsas do Sisu. Para inscrever-se basta acessar o site do Programa Universidade Para Todos <http://portal.mec.gov.br/prouni/>.
Mais informações
Instituições de Ensino Superior que aderiram ao Enem como complementação de seus processos seletivos:
São Paulo: Universidade de Campinas (UNICAMP), Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUCCAMP) e Universidade de São Paulo (USP).
Rio de Janeiro: Pontifícia Universidade Católica do Rio (PUC-RIO), Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Universidade Gama Filho.
Minas Gerais: Universidade Federal de Viçosa (UFV).
Paraná: Universidade Federal do Paraná.
Lista completa: http://www.enem.inep.gov.br/universidades/Site/
A Redação Do Enem
A redação na prova do Enem equivale à metade do valor total da média final de todo o exame. Portanto, produzir um bom texto que se atenha às exigências do Exame Nacional do Ensino Médio é crucial.
O tipo exigido pela proposta de produção no Enem é um texto dissertativo-argumentativo que interaja com as questões sociais, políticas, culturais e científicas, a partir de uma situação-problema. Para tanto, qualquer fuga ao tema proposto ou oposição aos direitos humanos e à cidadania será motivo para a redação ser desconsiderada.

Cinco competências norteiam a avaliação na prova de redação do Enem:
- Domínio da norma-padrão da língua escrita.
- Compreender a proposta e utilizar conceitos de diversas áreas do conhecimento no desenvolvimento do tema, sempre respeitando as estruturas do texto dissertativo-argumentativo. Esse tipo textual exige que haja um posicionamento reflexivo e crítica acerca de determinada proposta ou mesmo ao expressar opiniões coerentes e claras.
- Selecionar, relacionar e organizar as ideias é de suma importância, assim como interpretar as informações, os fatos, as opiniões e os argumentos com o objetivo de defender um ponto de vista. Isso você pode exercitar ao fazer o rascunho e selecionar quais são as ideias que constarão em seu texto e os argumentos que você utilizará para defender o seu ponto de vista.
- Demonstrar conhecimento acerca dos mecanismos necessários à construção da argumentação. Esses mecanismos são compostos por coesão textual e vocabulário simples e direto que atenda aos objetivos do texto. Não pense que utilizar “palavras bonitas” significa domínio desses mecanismos, somente as utilize se você tem convicção em aplicá-las no texto.
- A situação-problema exigirá que você elabore uma solução para o problema, mostrando respeito aos valores humanos, considerando a diversidade sociocultural. É esperando que seja apresentado possíveis soluções para o problema e que elas sejam coerentes com os argumentos, informações e opiniões apresentados. Nesse momento é preciso muito cuidado para não apresentar soluções que sejam previstas em leis – caso faça isso, sugira cobrança mais efetiva dessas leis – nem tampouco, não ser preconceituoso com as soluções apresentadas.
Agora que você sabe quais são os aspectos avaliados na redação do Enem, tente produzir um texto objetivo e coerente a partir do seu conhecimento de mundo. Boa produção!
Nenhum comentário:
Postar um comentário