O curso de Engenharia Mecatrônica
Em algumas universidades o curso de Engenharia Mecatrônica também é chamado de Engenharia de Controle e Automação. Apesar da diferença nos nomes, o curso é basicamente o mesmo, com uma ligeira diferença, enquanto a Engenharia Mecatrônica foca em mecânica, a Engenharia de Controle e Automação é mais voltada para a elétrica.
A criação do curso de graduação em Engenharia Mecatrônica se fez necessária a partir do momento em que as disciplinas de controle e automação começaram a crescer e ganhar muita importância. Até então estas matérias eram inseridas nas grades dos cursos de engenharia elétrica eeletrônica.
O destaque desse curso é que este envolve em sua grade de disciplinas os cursos de Mecânica, Elétrica, Eletrônica e Computação. Como todos os cursos de Engenharia, a carga horária de matemática e física é bem extensa e a duração do curso é de 5 anos. É fundamental que o aluno goste de trabalhar em equipe e tenha facilidade em disciplinas que envolvam cálculos e computação.
Grade Curricular
Disciplinas geralmente encontradas nos cursos de engenharia mecatrônica:
- Cálculo I, II e II;
- Desenho Técnico Mecânico;
- Desenvolvimento de Produtos Mecatrônicos;
- Física, Eletricidade e Estática;
- Equações Diferenciais Ordinárias;
- Elementos de Máquinas, Automação e Software;
- Fundamentos da Mecânica dos Fluidos;
- Instrumentação e Sistemas de Medidas;
- Princípios de Eletrônica, Metrologia Industrial, Economia e Fabricação Mecânica;
- Projeto de Sistemas Mecatrônicos;
- Química Geral e Experimental;
- Sistemas de Controle e Micro eletromecânicos;
- Mecânica dos Sólidos e Termodinâmica.
Melhores Faculdades
De acordo com o Ministério da Educação (MEC) existem mais de 20 cursos de graduação em engenharia mecatrônica no Brasil, entre universidades públicas e privadas, todos presenciais e bacharelado. Algumas das universidades que oferecem o melhor curso de graduação em engenharia mecatrônica são:
- Universidade Estadual de São Paulo (USP) – São Paulo – SP;
- Universidade Federal de Uberlândia (UFU) – Uberlândia – MG;
- Universidade de Brasília (UNB) – Brasília – DF;
- Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ) – São João Del-Rey;
- Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) – Natal – RN;
- Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) – Curitiba – PR;
- Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UNISALESIANO) – Araçatuba – SP;
- Universidade Católica de Petrópolis (UCP) – Petrópolis – RJ;
- Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba (FUMEP) – Piracicaba – SP.
O Mercado de Trabalho

O bacharel em engenharia mecatrônica estará apto a dar manutenção, operar e desenhar equipamentos para indústrias. A demanda porprofissionais formados nessa área é muito grande e cresce constantemente. Com conhecimentos que abrangem vários campos da engenharia, o profissional formado em mecatrônica tem um vasto mercado para trabalhar.
Devido às constantes mudanças na eletrônica e na computação, o aluno que se forma nessa engenharia deve estar sempre atento às novidades que surgem na tecnologia e ser capaz de acompanhar as mudanças mercadológicas para ter um bom rendimento profissional.
O profissional de mecatrônica deve ser bastante observador, gostar de cálculos e de trabalho em equipe, além de ser curioso e interessado. Ser criativo e organizado também são características importantes para quem deseja seguir essa carreira, principalmente porque uma das funções da mecatrônica é automatizar processos que antes eram manuais e isso requer muita criatividade.
Os setores que mais empregam profissionais dessa área são dos mais diversos, como ospetroquímicos, automobilísticos e indústrias em geral. Em alguns estados, a demanda é por profissionais que desenvolvam e implantem projetos que envolvam automatização e robótica.
O profissional formado em engenharia mecatrônica pode criar e aplicar projetos de automação em indústrias, criar banco de dados e administrá-lo se houver necessidade, operar, construir e dar manutenção nos mais diversos tipos de máquinas e projetar sistemas que controlem equipamentos em prédios comerciais e residenciais.
Com a economia aquecida há grandes vantagens em todos os cursos, sobretudo naqueles focados no desenvolvimento. Desta forma, os profissionais do ramo da engenharia, como também os engenheiros mecatrônicos ficam em evidência. É comum grandes empresas irem até as universidades em busca de potenciais talentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário