A Carreira em Engenharia de Petróleo
O Engenheiro de Petróleo é um profissional especializado que pode trabalhar em todas as etapas do processo de produção de petróleo. Atua na descoberta de jazidas, na exploração, na produção e na comercialização. O Engenheiro de Petróleo é um profissional fundamental nas companhias de exploração, energia e produção de combustíveis.
O profissional de Engenharia de Petróleo tem um amplo campo de atuação: em relação ao ambiente de trabalhopode atuar em plataformas de produção, em refinarias de combustível, navios petroleiros e também em empresas de prestação de serviços. Em relação a função, pode atuar como consultor ambiental, como consultor técnico, como consultor especialista em petróleo geral, realizando levantamento de preços e também liderando equipes de exploração.
Como tem uma formação multidisciplinar, os Engenheiros do Petróleo podem integrar equipes de geólogos, engenheiros navais e engenheiros ambientais coordenando e direcionando os trabalhos.
Durante a criação desta nova carreira de engenharia, foram estabelecidas as atribuições doEngenheiro do Petróleo, pouco tempo depois também fundados os primeiros cursos de Engenharia de Petróleo.
O Curso de Engenharia de Petróleo
O curso de
Engenharia de Petróleo proporciona uma formação geral e abrangente aos alunos. Além da grade básica de Engenharia, com disciplinas como física e matemática, o aluno terá também conteúdos relacionados a
Química, como processamento e refino do petróleo,
Engenharia Navalbásica e até Geologia estudando técnicas de exploração do solo para encontrar petróleo.
Além das matérias técnicas citadas acima, o curso de Engenharia de Petróleo tem também uma boa quantidade de matérias práticas relativas ao ciclo do petróleo tais como armazenamento, transporte de óleo, refino e prospecção.
No final do curso de Engenharia de Petróleo serão abordadas também disciplinas complementares tais como economia, noções de administração de empresas, gestão de projetos e contabilidade.
O curso de Engenharia de Petróleo busca formar profissionais completos para atuar tanto na exploração direta quanto na organização dos negócios de petróleo.
Grade Básica do Curso de Engenharia do Petróleo
- Refino do Petróleo;;
- Física;
- Cálculo;
- Desenho Técnico;
- Geologia Básica;
- Prospecção;
- Química Orgânica;
- Química Geral;
- Resistência dos Materiais.
Melhores Faculdades
O curso de Engenharia de Petróleo é oferecido por inúmeras instituições de ensino superior. Porém, deve-se verificar se o mesmo possui reconhecimento do Ministério da Educação (MEC), pois somente assim o aluno irá receber um diploma válido ao se formar. As principais universidades que oferecem o curso de Engenharia de Petróleo, com o melhor desempenho no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e com reconhecimento do MEC são:
- Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) – Rio de Janeiro;
- Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) – Espírito Santo;
- Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – Rio de Janeiro;
- Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) – Rio de Janeiro;
- Universidade Federal Fluminense (UFF) – Rio de Janeiro;
- Universidade Vila Velha (UVV) – Espírito Santo;
- Universidade Gama Filho (UGF) – Rio de Janeiro;
- Universidade Estácio de Sá (UNESA) – Rio de Janeiro;
- Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) – Rio de Janeiro;
- Universidade Iguaçu (UNIG) – Rio de Janeiro.
Terra: Um Planeta Movido a Petróleo
Seja na forma de gasolina, diesel, combustível de aviação, plástico, asfalto e até medicamentos, o petróleo é atualmente a principal matéria prima do nosso planeta, estando presente em todo o tipo de atividade e indústria.
Recurso natural abundante e disponível em quase todos os países do mundo, o petróleo já trouxe muito dinheiro para alguns países, trouxe muito progresso e também já causou muitas guerras, como a Guerra do Golfo, Guerra do Iraque, Guerra Árabe-israelense.
Muita gente não sabe, mas o petróleo além de principal combustível do planeta e matéria prima de milhares de produtos é também a principal fonte de inflação do mundo: quando o petróleo sobe, praticamente tudo sobe, pois o petróleo é a base da economia atual.
Muitos economistas preveem inclusive que quando o petróleo acabar, a inflação tende a diminiuir até se tornar residual.
Embora o petróleo já exista no nosso planeta a vários milhões de anos, a indústria moderna do petróleo e a Engenharia de Petróleo em si só surgiram no século 19.
O primeiro poço de petróleo da Era Moderna (destinado a exploração e venda do petróleo) foi perfurado no Arzebaijão (república próxima a Rússia) em 1846.
A indústria de refino do óleo negro só ganhou o tamanho e o poder que tem hoje no século 20 devido a evolução e massificação dos transportes, com o surgimento da aviação como padrão de transporte entre os países e popularização do automóvel, e também a descobertas da jazidas de petróleo dos Estados Unidos e da Arábia Saudita no começo do século.
Principais Países Produtores de Petróleo da Era Moderna
Carreira de Engenharia de Petróleo: Aspectos Favoráveis
A carreira de
Engenharia de Petróleo está bastante favorável. Com a descoberta do
Pré-Sal Brasileiro pela Petrobrás em 2009, os investimentos no setor de produção de petróleo tiveram vários incentivos.
Entre os novos
projetos petrolíferos que devem ser realizados nos próximos anos, temos o
Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro ( COMPERJ ) que vai ser construído no município fluminense de Itaboraí e a construção de dezenas de novas plataformas de petróleo pelos estaleiros Brasileiros.
Além dos setores de exploração, muitos empregos para Engenharia de Petróleo também vão ser gerados no setor de manutenção das instalações e gerência.
Carreira de Engenharia de Petróleo: Aspectos Desfavoráveis
Entre os principais aspectos desfavoráveis da carreira em Engenharia de Petróleo está o seu quadro de horários, que pode ser bem diferente das outras carreiras.
Muitas vezes, principalmente quando o profissional de Engenharia de Petróleo trabalha nas plataformas oceânicas, o mesmo tem que ficar semanas no mar cuidando dos projetos. Enquanto está na plataforma, o engenheiro tem que viver e trabalhar sem contato com o continente.